GINASTICAR E ENGORDAR

1860

1º Facto: quando entras num ginásio, podes não ir à procura de emagrecer;
2º Facto: quando entras num ginásio, alguém assume que queres emagrecer;

O meu nome é Helena. Faço exercício físico de forma regular (duas vezes por semana) há cerca de 4 anos. Apesar do exercício, e apesar de me esforçar deveras durante o mesmo, nestes quatro anos eu não emagreci, eu engordei. E se o vosso pensamento imediato foi “porque tens um mau professor” ou “porque não te esforçaste mesmo”, então pensem novamente e pensem melhor. O meu professor é a personificação do profissionalismo: exige, incentiva e motiva-nos a ultrapassar os nossos limites, mas sempre com respeito pelas nossas limitações e pelos timings necessários para as ultrapassar. Imaginem um ambiente de respeito, também de muita conversa animada, onde o professor procura que todos consigam atingir os objetivos que traçaram (não os que ele imaginou e assumiu) respeitando que nem todos têm que seguir o mesmo processo para lá chegar e adaptando as suas práticas de forma individualizada, para atender às limitações físicas (hérnias, desgastes de articulações, etc) que cada aluno possa ter. Um lugar onde o incentivo a ultrapassar limites é dado, não por gritos, mas pela força do exemplo. Sim, é um lugar perfeito para fazer exercício, mas sais de lá (muito) cansada e (muito) suada, tal como noutros lugares, acresce é o facto de saíres também revigorada e respeitada.
– Então por que é que não emagreces? – Perguntam vocês.
Porque, pelo menos para mim, emagrecer não acontece por força do exercício; poderia acontecer, sim, pela restrição alimentar, mas não pelo exercício. Além disso, não faço exercício para emagrecer, faço para sentir mais vitalidade, faço para obter mais flexibilidade, faço para ter mais força, faço para alcançar mais resistência física. E consigo isto tudo – tudo aquilo que me proponho a alcançar, com o exercício físico.
Mas não somos todos iguais, sei que há muitas pessoas que aliam uma coisa e outra: exercício físico e dieta – de forma a emagrecerem. Sei também que há quem procure o exercício para emagrecer e consiga. Mas não é o meu caso.

Ler artigo completo ...